4 de nov. de 2009

Novidade no ar !!!

A realidade complexa e contingente do século XXI encaminha a sociedade a um futuro nunca imaginado. Nanorreatores que reforçam o metabolismo das células, biochips que detectam células cancerosas entre um bilhão de células sadias e a superação da microeletrônica de ultra-alta compactação correspondem a uma nova tecnologia criada pelo ser humano – a nanotecnologia. A manipulação de átomos e moléculas em escala nanométrica surge como uma ciência transdiciplinar da sociedade globalizada, prospectando avanços na criação de novos produtos e no aperfeiçoamento de produtos já existentes no mercado. Há quem diga que essa nova/nano tecnologia irá possibilitar a cura de doenças até então não imaginadas como a AIDS e o próprio Câncer.

Conforme notícia publicada no Estado de São Paulo: no ano passado, foram vendidos, em todo o mundo, US$ 30 bilhões em produtos que incorporam nanotecnologia, segundo a empresa de pesquisas Lux Research. Em 2014, o montante deve alcançar US$ 2,6 trilhões, o equivalente a 15% de todos os produtos manufaturados que serão comercializados no mundo.

Dentro deste contexto, o Grupo JUSNANO (Unisinos) tem o objetivo de conhecer e analisar essa tecnologia reunindo os conhecimentos das áreas duras (como física, química, matemática) com área humana, com um olhar especial e axiológico ao direitos humanos. Busca-se unir esforços intensivos e transdiciplinares para o preenchimento de lacunas concernentes ao emprego e comportamento da nanoescala. Por meio do Blog que se inaugura, objetiva-se levar a conhecimento das pessoas os benefícios e os malefícios dessa tecnologia, trazendo notícias, vídeos e artigos sobre o tema, com foco na área jurídica. Busca-se ainda a consolidação do método transdiciplinar de pesquisa para a construção de marcos regulatórios de nanotecnologias no Brasil.

Sejam bem-vindos.

André Stringhi Flores

Membro do Grupo JUSNANO

Nenhum comentário: