Caríssimos estudantes.
Outro semestre letivo começará em breve.
E confesso que há muito ansiava por voltar a trabalhar essa disciplina.
Esperando que estudem antecipadamente cada tema a ser explorado, segue, com a antecedência necessária, os tópicos que serão trabalhados este semestre (02/2014) nas aulas de Direito do Consumidor.
O cronograma é flexível e poderá, eventualmente, ser alterado sem comunicação prévia.
Recomendo especial atenção com as datas estipuladas para a entrega dos trabalhos e para a realização das avaliações.
Aproveito o ensejo para desejar a todos vocês, um semestre muito proveitoso.
Aos estudos. É difícil conceber que possa haver sucesso sem compromisso.
Direito do Consumidor.
Planejamento Semestral.
Marcos Catalan, prof.
Dr.
Data
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Tema
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Metodologia e outras atividades.
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Texto(s) base para a aula.
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04.08
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Abertura do semestre.
Apresentação da disciplina.
Apresentação da metodologia
de trabalho, de estudo e de avaliação.
G1:
MC: Prova (7.0).
MC: Atividades
em sala (1.0).
MM: Elaboração
e resolução de questões preparatórias semanais (1.0).
MM: 18h30/19h00:
Questões semanais resolvidas em sala visando a enfrentar os concursos (1.0).
G2:
MC: Prova
(3.0).
MC: Prova com
questão do livro BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo e de O Espelho de Machado de Assis (2.0).
MC: Atividades
em sala (1.0).
MC: Seminários
(3.0).
MM: Elaboração
e resolução de questões preparatórias semanais (1.0).
MM: 18h30/19h00:
Fichamento e participação nas discussões de BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo (1.0).
Informações
sobre a pesquisa de campo para seminários.
(a) divisão
dos grupos.
(b)
atribuição dos temas.
(c) data e
forma de apresentação dos seminários.
Informações acerca da
leitura do semestre.
Identificação
do senso comum teórico da turma acerca do tema a ser explorado ao longo do
semestre.
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11.08
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Estamos todos imersos na Sociedade de Consumo.
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Aula expositiva.
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BAUDRILLARD,
Jean. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
BARBER, Benjamin. Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos
e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a
transformação de pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LIPOVETISKY, Gilles. A felicidade
paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2007.
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18.08
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A construção do direito do consumidor: de JFK à
contemporaneidade jurídica brasileira.
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Aula expositiva.
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IRTI,
Natalino. L´età della decodificazione, Revista
de Derecho Civil, Imobiliário, Agrário e Empresarial, São Paulo, v. 3, n. 10, p. 15-33, out./dez. 1979.
PIMENTA,
Solange Maria; CORRÊA, Maria Laetitia; DADALTO, Maria Cristina; VELOSO,
Henrique Maia (Coords.). Sociedade e consumo: múltiplas dimensões na
contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2010.
SODRÉ,
Marcelo Gomes. A construção do direito do consumidor: um estudo sobre as
origens das leis principiológicas de defesa do consumidor. São Paulo: Atlas,
2009.
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25.08
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O Direito do Consumidor e a Sociedade de Consumo.
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Discussão a partir de filme.
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POPKIN,
Barry. O mundo está gordo:
modismos, tendências, produtos e políticas que estão engordando a humanidade.
Trad. Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
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01.09
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A caracterização de uma relação de consumo e suas
consequências.
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Aula dialogada.
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MARQUES,
Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das
relações contratuais. 6. ed. São Paulo: RT, 2012.
MIRAGEM,
Bruno. Direito do consumidor: direito material e processual do consumidor;
proteção administrativa do consumidor. São Paulo: RT, 2011.
MARQUES,
Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno. O novo
direito privado e a proteção dos vulneráveis. São Paulo: RT, 2012.
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08.09
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A pessoa jurídica consumidora.
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Estudo dirigido.
Atividade avaliada.
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CATALAN, Marcos; MALHEIROS, Pablo. A pessoa jurídica consumidora duas
décadas depois do advento do código de defesa do consumidor. Revista Brasileira de Direito Civil
Constitucional e Relações de Consumo, São Paulo, v. 1, p. 129-164, 2009.
MIRAGEM,
Bruno. Direito do consumidor: direito material e processual do consumidor;
proteção administrativa do consumidor. São Paulo: RT, 2011.
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15.09
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Evento IC Unilasalle
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22.09
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Direitos básicos do consumidor.
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Aula expositiva.
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MIRAGEM,
Bruno. Direito do consumidor: direito material e processual do consumidor;
proteção administrativa do consumidor. São Paulo: RT, 2011.
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29.09
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G1
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Prova
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06.10
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O Poder Público como fornecedor.
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Atividade em
grupo.
Atividade avaliada.
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MARQUES,
Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das
relações contratuais. 6. ed. São Paulo: RT, 2012.
MIRAGEM, Bruno. Direito do consumidor:
direito material e processual do consumidor; proteção administrativa do
consumidor; direito penal do consumidor. São Paulo: RT, 2011.
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13.10
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A formação do contrato – e das redes contratuais – no
direito consumerista.
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Aula dialogada.
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LEONARDO, Rodrigo Xavier. Redes contratuais no mercado habitacional.
São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
MARQUES,
Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das
relações contratuais. 6. ed. São Paulo: RT, 2012.
PINHEIRO,
Rosalice Fidalgo. Contrato e Direitos
fundamentais. Curitiba: Juruá, 2009.
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20.10
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A publicidade e os direitos dos consumidores.
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Resolução de problemas.
Atividade avaliada.
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PASQUALOTTO,
Adalberto. Os efeitos obrigacionais da
publicidade no código de defesa do consumidor. São Paulo: RT, 1997.
TARTUCE,
Flávio; NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual
de direito do consumidor: direito material e processual. São Paulo:
Método, 2012.
XAVIER,
José Tadeu Neves. Os limites da atuação publicitária na condução de
comportamentos sociais. Revista de
Direito do Consumidor, São Paulo, v. 21, n. 81, p. 115-143, jan./mar. 2012.
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27.10
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Fato do produto e fato do serviço.
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Aula expositiva.
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MARQUES,
Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das
relações contratuais. 6. ed. São Paulo: RT, 2012.
TARTUCE,
Flávio; NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual
de direito do consumidor: direito material e processual. São Paulo:
Método, 2012.
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03.11
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Vício do produto e vício do serviço.
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Aula dialogada.
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MIRAGEM, Bruno. Direito do consumidor: direito material e processual
do consumidor; proteção administrativa do consumidor; direito penal do
consumidor. São Paulo: RT, 2011.
QUEIROZ, Odete Novais Carneiro. Da responsabilidade por vício do
produto e do serviço. São Paulo: RT, 1998.
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10.11
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Práticas abusivas.
Cláusulas abusivas.
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Brain storm.
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MARQUES,
Cláudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das
relações contratuais. 6. ed. São Paulo: RT, 2012.
MIRAGEM,
Bruno. Direito do consumidor: direito material e processual do consumidor;
proteção administrativa do consumidor; direito penal do consumidor. São
Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.
SCHMITT,
Cristiano Heineck. Cláusulas abusivas
nas relações de consumo. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos
Tribunais, 2008.
TARTUCE,
Flávio; NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual
de direito do consumidor: direito material e processual. São Paulo:
Método, 2012.
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17.11
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Seminários
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Temas:
1) Efeitos do superendividamento na saúde das pessoas.
2) Consequências do superendividamento nas relações
conjugais e parentais.
3) A criança consumidora.
4) O idoso consumidor.
5) O crédito consignado e os problemas por ele causados
aos consumidores.
6) A atuação das Agências na tutela do consumidor.
7) O consumidor turista.
8) O valor do tempo perdido.
9) Alimentos geneticamente modificados e direitos dos
consumidores.
10) A atuação dos Procons na tutela dos consumidores.
11) A atuação dos Juizados Especiais Cíveis na tutela dos
consumidores.
12) Sobrepeso e direitos dos consumidores.
13) Saúde privada e direitos dos consumidores.
14) Ensino privado e direitos dos consumidores.
15) Serviços essenciais pré-pagos.
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24.11
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01.12
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G2
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Prova
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08.12
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Exames
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Prova
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Seminários
Os grupos serão compostos por dois ou
três integrantes.
Os temas.
A atividade deve necessariamente
envolver pesquisa de campo.
Data da apresentação: vide calendário.
Forma de apresentação:
a.
Entre
15/25 minutos por grupo.
b.
Banner, com texto e gráficos comparativos.
c.
Tamanho:
60 (largura) x 90 ou 120 (largura) x 90.
d.
Elementos
gráficos:
f) Entrega de relatório das atividades
desenvolvidas individualmente pelos integrantes da equipe.
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