28 de abr. de 2009

Um evento que merece ser muito prestigiado

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de direito comparado Brasil-França, em parceria com a Chaire régulation de SciencesPo (Paris), a Université de Strasbourg (Centre du droit de l’entreprise - EA 3397) e a Université Paris I Panthéon-Sorbonne, realizam o Congresso “Direito francês e brasileiro: perspectivas nacionais e comparadas”.
O evento ocorrerá nos dias 25 a 28 de maio de 2009 no auditório do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e, no dia 29 de maio, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Chancelado como evento oficial do “Ano da França no Brasil”, o Congresso reúne 21 professores e juízes franceses e cerca de 40 juristas brasileiros. Do direito público ao direito privado, da Reforma do Estado às questões envolvendo a Justiça e os direitos fundamentais, de importantes aspectos do direito internacional privado ao direito empresarial, todas as grandes questões estarão sendo debatidas por especialistas de renome mundial.
Para cada tema, está prevista a apresentação de relatórios nacionais, seguidos de debates numa mesa redonda de direito comparado. A riqueza dos temas e a pertinência dos debates traduzem-se em uma aproximação cultural, jurídica, política e econômica entre os dois países.
O congresso marca, ainda, a publicação do livro “Introdução ao direito francês”, obra escrita por jovens pesquisadores brasileiros e franceses com dupla formação jurídica nas mais prestigiadas universidades francesas e brasileiras.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site www.congressobrasilfranca.org.
Maiores informações: www.direito-brasilfranca.org.

Nenhum comentário: