26 de set. de 2006

Reflexões do amigo Tonico ! ! !

Ontem, início da noite, fui com minha filha alugar um DVD para ela. Exigência da escola. Encontrado o título, fomos ao caixa.
Eu distraído.
Diz a moça da loja: "Por favor, sem sorrir".
Aí eu prestei atenção. Havia uma câmera fotografando o rosto lindo, e agora sério, da minha filha. A foto mostrada tinha um ponto denso bem no centro.
Perguntei à moça da loja o que era aquilo. Ela me respondeu, tranquilmamente, que estavam testando um sistema para registro e controle dos clientes, de um modo muito rápido e simples. Disse-me ela tratar-se de um software acoplado a uma máquina fotográfica digital, o qual calcula a distância entre o centro dos olhos, cruza linhas entre estes e o centro da boca, calcula a distância do nariz até ...
Educadamente, interrompi a moça e lhe perguntei: e se eu não quiser ser fotografado, esquadrinhado, registrado? A resposta foi: Bem, estamos testando o sistema e, por enquanto, está indo bem. Não houve nenhuma repetição. Quando o sistema estiver implantado, não precisa dizer nada. Basta ficar na frente da câmera (sem sorrir, já aprendi) que já saberemos se a pessoa é cliente ou não, e quem é. Acho que, se não quiser, não vai poder levar o vídeo. Não sei ainda.
Tentei filosofar com a moça sobre questões relativas à privacidade, à imagem e outros temas relativos aos direitos da personalidade, mas fui interrompido por minha adolescente filha linda: "ô pai, não arruma confusão. acho super legal"!
Pois é, estou meio perdido.
O que é certo; o que é errado?
O que pode; o que não pode?
Reflexões do amigo Antônio L. F. sobre a pós modernidade ! ! !

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha Pai.....mto legal o seu texto. Gostei dos elogios eles sao sempre bem vindos....msm q vc seja suspeitoo...hahahaha
Um ponto relevante eh q a moça num precisa filosofar....ateh pq tinha mais gente para ser atendida e alem disso nem foi ela q quis por o negocio de gravar isso no computador....e o meu pai queria bater um papo com ela para "filosofar"....
Agora me digam pobre da moça q foi treinada para falar as mesmas coisas para td mundo, ateh chegar um cara de barba branca, q nao eh o papai noel, e fazer um monte de perguntass...hahaha
nao tive como me conter....rapidamente salvei o meu pai do maior mico: "ô pai, não arruma confusão. acho super legal"!....
Paiii...te amoooo viu???
mas vc tem cada ideiaaa...ahaha
bjossss

Anônimo disse...

Porém, o que podem fazer com a nossa foto? Eles vão garantir que o sistema não será invadido e ninguém utilizará nossa foto de modo inapropriado?
Vale a questão!
Eu chamaria o gerente!
:)